Retiro de Quaresma da Região Douro - Ermesinde

Retiro ermesinde (1)

De 20 a 22 de Março decorreu na Casa Oásis o retiro da Quaresma JSF Douro. Sob o tema “Abre o coração, anuncia com alegria” o retiro iniciou, na sexta feira, com uma breve apresentação de todos os participantes, que nos permitiu conhecer melhor uns aos outros. De seguida, o João Paulo falou nos sobre a forma como devemos anunciar a alegria do Evangelho. Acabamos o dia com a oração da noite, sendo o tema “Andar por dentro”.

No Sábado, depois da oração da manhã, refletimos com o Elson sobre “O que pretendemos de Deus? O que procuramos? Porque O seguimos?”. Terminamos a manhã com a Eucaristia em que fomos convidados a escutar a palavra de Deus e a transmitir aos outros as palavras/frases que mais nos marcaram pessoalmente. De tarde, em grupos de campo, estivemos a conversar sobre o tema “A alegria do Evangelho”. Neste espírito, reunimo-nos nos respectivos grupos de campo e partilhamos uns com os outros as nossas experiências a anunciar a alegria do Evangelho e os desafios que nos eram propostos no texto XXX. No final da tarde de Sábado reunimo-nos na capela para pensarmos naquilo que nos afasta de Deus e para nos prepararmos para a reconciliação com Ele, através do Sacramento da Reconciliação. Após o jantar, foi nos apresentado o filme “To Save a Life”, a história de Jake, um famoso jogador de basquetebol que foi salvo de um atropelamento pelo seu melhor amigo na sua infância mas que, à medida que a sua fama crescia, mais distante estava do seu amigo. A vida de Jake muda quando o seu antigo melhor amigo, que ficou a coxear depois do atropelamento, se suicida à sua frente na escola. Como forma de ultrapassar o sofrimento deixado pelo seu afastamento do antigo amigo, Jake encontra Deus através do pastor que presidira o funeral do seu amigo. Ele começa a frequentar a igreja, inspirando e integrando muitas pessoas desconhecidas e em situações difíceis, salvando-as até do suicídio.

No Domingo, após a oração da manhã, abordamos o tema “O que é celebrar com Jesus?”. Com este retiro ficamos a perceber que para anunciar Jesus devemos dizer a verdade e só a verdade. Terminamos o retiro com a Eucaristia, escutando a palavra de Deus que nos guia. Com isto, fomos enviados para casa com a certeza que estamos prontos a anunciar Jesus com Alegria e Amor.

Miguel Coelho
JSF Raimonda