Retiro de Quaresma da Região Minho

10863794_848576888547405_8088183233639352836_o

De 20 a 22 de Março decorreu no Seminário da Silva o retiro da Quaresma JSF Minho, que contou também com a presença do grupo Guaudium. Sob o tema “Abre o coração, anuncia com alegria” o retiro iniciou, na sexta feira, com uma breve apresentação de todos os participantes e que nos permitiu conhecer melhor os nossos amigos do grupo Gaudium. De seguida abordamos com o Edmilson como devemos anunciar a alegria do Evangelho, abrindo o nosso coração à acção de Deus.

No Sábado, depois da oração da manhã, reflectimos com o Tó sobre aquilo que pretendemos de Deus e o que nos leva a nós, jovens cristãos, a ter uma vontade inesgotável de o procurar e seguir.Terminamos a manhã com uma Eucaristia em que fomos convidados a escutar a palavra de Deus e a ressalvar palavras/frases que nos marcaram pessoalmente. De tarde tivemos a oportunidade de ouvir mais uma vez o Edmilson falar-nos, desta vez, de como podemos anunciar Jesus aos outros. Neste espírito reunimo-nos nos respectivos grupos de campo e falamos das nossas experiências a anunciar Jesus e a sermos inspirados pelo seu anúncio. No final da tarde de Sábado reunimo-nos na capela do seminário para, numa dinâmica de oração, pensarmos naquilo que nos afasta de Deus e nos prepararmos para a reconciliação com Ele. Após o jantar visulaizamos o filme “To Save a Life”, a história de um famoso jogador de basquetebol que foi salvo de um atropelamento pelo seu melhor amigo de infância mas que, à medida que a fama cresceu, se foi afastando dele por este coxear de uma perna. A vida deste jovem muda quando este outrora melhor amigo se suicida à sua frente na escola. Como forma de ultrapassar a dor descobre Deus na sua vida e começa a frequentar a igreja, inspirando e integrando muitas pessoas com as quais ninguém se interessava, salvando-as do suicídio.

No Domingo, após a oração da manhã, fomos convidados a perceber que na Eucaristia devemos anunciar Deus, através da sua palavra de alegria e de amor. Terminamos o retiro com a Eucaristia, escutando a palavra de Deus que nos ilumina e guia e mostrando a alegria de ser jovem cristão em comunhão plena com os nossos amigos do grupo Gaudium.

João e Sara Gomes
JSF Carvalhal