Retiro JSF de Quaresma em Santa Catarina da Fonte do Bispo

Os Jovens Sem Fronteiras da região Sul juntaram-se para mais um retiro de Quaresma. Santa Catarina recebeu-nos no fim-de-semana de 6 a 8 de Março.
O retiro iniciou-se com uma oração da noite que nos preparou para o encontro com Ele.
Na manhã de sábado, foi tempo de descobrir Deus nos nossos corações. Como é habitual, iniciámo-lo com uma oração, seguindo-se o primeiro subtema: Encontrar e Conhecer Jesus. Ao almoço, o silêncio reinou de modo a permitir uma melhor reflexão da manhã e uma preparação para a tarde.
Ser cristão é ser testemunha da missão de Jesus no mundo de hoje. Chega assim, a hora de Testemunhar Jesus! Mais uma pequena palestra onde refletimos sobre a importância do testemunho da Palavra. Para que O possamos testemunhar, temos de falar da nossa vida com Ele. Assim sendo, a pares, cada um de nós partilhou a nossa experiência desde o dia do nosso batismo, até aos dias de hoje. Apesar de bons cristãos que somos, na nossa vida temos ações menos boas que necessitam do perdão de Deus, seguiu-se então, o momento da Confissão.
À noite, visualizámos um filme – “Noé”- que mostra a história narrada na Bíblia, do homem justo escolhido por Deus para se salvar, levando a sua família e um casal de cada espécie de animais.
Domingo, dia de Anunciar Jesus. A última palestra do retiro, levou-nos a pensar se realmente estamos conscientes do chamamento de Jesus para anunciá-Lo os outros e se “o fazemos com alegria?”. Para nos ajudar nesta reflexão, nada melhor que ouvi-Lo na Eucaristia.
Chegadas as despedidas, é hora de cada um voltar para a sua casa, com a noção de que “Ser discípulo, significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus”.

Cristiana Brito
Jsf Sta Catarina

Page_attach IMG_4455_2.jpg