Retiro de Quaresma da Região Douro - Lamego

Retiro douro - lamego

Foi com o tema “Abre o coração. Anuncia com alegria!”, que os Jovens Sem Fronteiras da Região Douro se reuniram em Lamego, na Obra Kolping, no fim de semana de 6, 7 e 8 de março, para o retiro de Quaresma. Este retiro teve início na sexta-feira, começando com uma breve apresentação de todos os participantes, momento de conhecer e reencontrar amigos. De seguida, começámos a discutir o tema, a importância de anunciarmos a Alegria do Evangelho e de como o fazer.

No dia seguinte, depois da oração da manhã, refletimos sobre “O que pretendemos de Deus? O que procuramos? Porque O seguimos?”. Chegamos à conclusão que para amar verdadeiramente alguém é necessário conhecê-lo, ou seja, necessitamos de conhecer Jesus, de saber o que nos quer transmitir, o que quer de nós, pois só assim podemos dizer que O amamos realmente.
De tarde, em grupos de campo, estivemos a refletir sobre a “Alegria do Evangelho”, onde aprendemos que “o verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele.” E que “comunicar o Evangelho é contemplá-lo com Amor”. Seguimos para um dos momentos fulcrais do dia, o sacramento da Confissão. Neste tempo de Quaresma, tempo de reflexão e de penitência, pedir perdão a Deus é uma necessidade. Necessidade de fazer um exame de consciência, para assim, estarmos em paz e em comunhão com Deus e para estarmos preparados para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. O dia de sábado terminou com a visualização do filme “Para salvar uma vida”, história de um jovem que pensava ter uma vida perfeita, mas que confrontado com a culpa do suicídio do seu amigo de infância sentiu necessidade de respostas. “Será que o podia ter ajudado? O que realmente quero da minha vida?” Para isso, começou a frequentar a igreja, o que mudou a sua maneira de ser, descobrindo a sua fé e inspirando as pessoas à sua volta.

No último dia de retiro, discutimos sobre “O que é celebrar com Jesus?”. Celebrar com Jesus não é mais que festejar, estar alegre, falar, partilhar, estar em sintonia com Deus. E esta “festa” é a Eucaristia! Terminamos o retiro com as “baterias recarregadas”, com o desejo de melhorar enquanto Cristãos, de regressar às nossas casas com novos conhecimentos, ideias e formas de agir sem medo, dando sempre um pouco mais de nós, superando qualquer desafio com o apoio de Deus, sem esquecermos o compromisso de sermos mais missionários, de estarmos mais atentos aos que necessitam e aos que não conhecem Deus, para assim abrirmos o nosso coração e anunciarmos a Alegria do Evangelho!

Samuel Cruz
JSF Vila da Ponte