Retiro de Quaresma da Região Centro

Sam_1790_opt (2)-cópia

“Abre o coração. Anuncia com Alegria” foi o tema escolhido para os Retiros de Quaresma dos Jovens Sem Fronteiras. No último fim de semana, na Freixianda, os Jovens Sem Fronteiras da região Centro, realizaram o seu retiro quaresmal, com a orientação do Padre Miguel Ribeiro.
Tendo início na sexta- feira, dia 27 de fevereiro, fizemos uma breve apresentação onde refletimos sobre o que nos provoca alegria, diferentes formas da expressar, e como devemos anunciar a Alegria do Evangelho.
Este retiro foi dividido em quatro temas: “Encontrar e Conhecer Jesus”; “Testemunhar Jesus”; “Anunciar Jesus” e “Celebrar Jesus” e durante o mesmo, a Bíblia foi a base para todos os momentos de reflexão e de conversa. Tal como concluímos, sem a Bíblia não podemos anunciar o Evangelho.
No sábado, a manhã foi marcada pelo tema “Encontrar e conhecer Jesus” e com isso fomos desafiados a conhece-Lo através da Bíblia, confrontando ideias e dialogando sobre o assunto.
Como devemos dar a conhecer a palavra do Senhor e como devemos realizar um momento de leitura orante, foi os nossos seguintes passos, com a visualização de um pequeno vídeo e a leitura orante da parábola da pecadora arrependida (Lc7,36-50).
O sábado à noite foi preenchido com a visualização do filme “A vida de Pi”, onde fomos levados pela história de Pi, um rapaz que crê em Deus e que sobreviveu a um naufrágio com um tigre de bengala (ou será que teve esta aventura foi sem o tigre? Esta foi a pergunta que ficou no ar.)
Antes de terminar o retiro, no domingo procuramos saber como devemos anunciar o Evangelho e ficou claro, que para falar sobre Jesus devemos dizer a verdade, tal como está escrito na primeira carta de Pedro “Mas venerai Cristo Senhor nos vossos corações e estai sempre prontos a responder com doçura e respeito” (1 Pedro 3, 13-17)
Sem dúvida, que foi um retiro em que pudemos aprender a estar, a ser e a escutar. Fomos enviados para casa com a certeza que estamos prontos a anunciar Jesus com Alegria.
“Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem?” E tu, és capaz de ouvir, receber e produzir?

Marisa Alves, JSF Fárrio
Jessica Sousa, JSF Santa Eufémia


  1. Hugo Ventura diz:

    Depois de abrir o coração... venha o anuncio alegre!? Coragem malta!

    March 02, 2015 at 9:27 PM